Categoria(s): Dicas, Malhação,
Tags:

Pilates emagrece ?

O Pilates é um tipo de exercício ótimo para aumentar a flexibilidade e tonificar os músculos, além de combater a dor, melhorar a postura, aumentar a força e, quando aliado à dieta e à pratica de outra atividade física com elevado gasto calórico, como corrida ou Muay Thay, por exemplo, ajuda a emagrecer.

O pilates se baseia em 6 princípios:

  1. Centro de força, também chamado de core, que são os músculos abdominais, que deve ser considerado foco de todos os exercícios, já que promove a estabilização do tronco;
  2. Concentração, já que é preciso ter total concentração na realização dos movimentos para ter os benefícios;
  3. Controle do movimento, com o objetivo de melhorar a coordenação motora;
  4. Fluidez de movimento, para que não haja grandes impactos;
  5. Precisão, que diz respeito à qualidade do movimento;
  6. Respiração, que deve ser sincronizada com cada movimento realizado.

Todos esses princípios são fundamentais para que o pilates seja praticado da melhor forma e, assim, possa ter vários benefícios. O pilates tonifica a musculatura e torna mais fácil permanecer na postura correta diariamente, além de disfarçar a barriga e alongar o corpo, deixando a silhueta mais elegante, já que um dos principais grupos trabalhados nesse exercício é o core, ou seja, os músculos abdominais.

As aulas de Pilates duram aproximadamente 1 hora e possuem gasto calórico entre 200 e 400 calorias dependendo dos exercícios realizados. Os melhores profissionais para dar aulas de Pilates são o educador físico e o fisioterapeuta com o devido conhecimento do método.

Pilates emagrece em quanto tempo?

Um artigo científico publicado em 2011 refere que a prática de exercícios de resistência, como o Pilates, durante um tempo aproximado de 8 semanas é capaz de diminuir em 13% a gordura do fígado.

Mesmo que estes números não espelhem-se diretamente na balança, a prática regular de exercícios físicos como o Pilates ajuda a emagrecer porque ele acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos, que aumentam o gasto calórico mesmo parado. Os resultados podem ser vistos ao final do primeiro mês de aulas e os outros poderão observar suas novas curvas em aproximadamente 6 meses.


Deixe uma resposta