Para comemorar o Dias das Crianças,  na semana passada rolou a semana das crianças na Corpus Fitness.  vejas algumas fotos aqui. 
E aproveitando essa data especial a nossa professora de natação, Vivian Ribeiro de Carvalho falou um pouco do nosso trabalho com as crianças e da importância, da natação na vida de cada uma delas.

As Crianças precisam brincar, brincar de praticar esportes

*Por Vivian Ribeiro de Carvalho

A procura da modalidade Natação cresce constantemente, mas o que nos preocupa é a grande rotatividade das crianças. Elas entram aprendem a nadar enjoam e voltam para a TV ou vídeo game .

Desde o início da aprendizagem esportiva, alguns professores e técnicos já pensam em detectar talentos, esquecendo-se dos valores motivacionais e criação de um ambiente educativo. Segundo NISTA-PICOLLO, as consequências de um treinamento rigoroso, que força a especialização precoce, não se mostram a curto prazo e, portanto, muitas vezes são menosprezadas. Antes da pratica esportiva, devemos considerar os direitos da criança. Ela precisa brincar, brincar de praticar esportes. Portanto conseguimos deduzir que uma das causas do abandono poderia ser a falta de motivação e o cansaço provocado por treinos repetitivos e monótonos. Por este motivo a Academia Corpus Fitness foca nas aulas Lúdicas.

A utilização do lúdico no ensino da natação ainda é um elemento pouco focalizado na iniciação desta modalidade, porém já existem vários estudos e propostas lúdicas sendo inseridos nas atividades aquáticas, como facilitador das habilidades motoras aquáticas básicas, a exemplo de OLIVEIRA (2011), FREIRE e ANDRIES JUNIOR (2011), BARBOSA (2007), FREIRE e SCHWATZ (2005).

A Natação enquanto praticada espontânea sem a preocupação com técnica é uma atividade útil e recreativa. Sendo a adaptação uma das fases mais importante da modalidade. Está fase é um momento de integração com o meio, sendo importantes vários estímulos que proporcionem o domínio do corpo na água. Então, não adianta o orientador querer caminhar mais rápido do que o aprendiz, é preciso que o ensino ocorresse de acordo com a linguagem da criança que, normalmente, é constituído por situações imaginárias, brinquedos, jogos e brincadeiras. Ou seja, está relacionada com o componente lúdico da cultura.

O lúdico estimula a criatividade da criança, espontaneidade, alegria e prazer. A água deixa de ser um elemento misterioso, pois a criança está envolvida na atividade, jogos e músicas, deixando de se preocupar com sua ansiedade as crianças que participam das aulas de natação com frequência, a tendência é que ela fique mais tranquila e segura na água. A natação é uma atividade física completa e de desenvolvimento global, atuando na condição motora, social e cognitiva, além de promover estímulos para o autossalvamento, que é um dos motivos a essenciais para muitos pais optarem por matricular seu filho na natação.

Agende uma aula teste e traga seu filho, ele vai amar as aulas de natação na Corpus Fitness! 😉

 

 


Uma resposta para “As Crianças precisam brincar, brincar de praticar esportes”

  1. mix house abc disse:

    muito bom seu artigo parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *