O que é o Método Pilates?

Criado pelo alemão Joseph Pilates, o Método Pilates é um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural. Com repertório motor de aproximadamente 500 exercícios realizados no solo e/ou em aparelhos específicos, o Método Pilates atende pessoas de diversas idades e diferentes realidades, pois possui alto grau de adaptabilidade e respeita a individualidade física de cada aluno.

Os praticantes conquistam aumento de força e flexibilidade, aliviam ou eliminam dores diversas, corrigem a postura entre outros benefícios. É possível realizar programas de exercícios desde pós reabilitação até preparação física para atletas de alta performance.

Através do Método Pilates podemos trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica – também chamado de “powerhouse”).

Os exercícios do Método Pilates são caracterizados pelo número reduzido de repetições e alta qualidade de execução do movimento, o que possibilita uma prática completa, sincronizando conscientemente corpo e mente.

“Minha meta é tornar as pessoas mais conscientes de si mesmas, transformando corpo e mente em uma entidade única.” – Joseph Pilates
“A base da construção do Método de condicionamento físico é um corpo treinado e controlado de forma ativa através da mente.” – Joseph Pilates

O foco na qualidade dos movimentos ao invés da quantidade de repetições, faz com que o praticante sinta-se revigorado, e não exausto após a prática do método.  O Pilates atenta-se no equilíbrio geral dos exercícios, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holística nos esportes e nas atividades do seu dia a dia.

Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac” e “Ladder Barrel”, sempre trabalhando conscientemente os princípios básicos do método Pilates, que são: centro de força acionado, controle sobre o corpo, concentração, precisão dos movimentos, fluidez dos exercícios e respiração coordenada com os movimentos.

Benefícios do Pilates

• Alongar, tonificar e definir a musculatura;
• Definir a musculatura abdominal mais profunda;

• Integrar corpo e mente
• Reconhecer padrões eficientes de movimentos, deixando o corpo menos vulnerável a lesões;
• Reduzir o “stress”e aliviar possíveis tensões;
• Restaurar o alinhamento postural estático e dinâmico;
• Deixar sua coluna mais forte, alongada e flexível;
• Recuperar-se de lesões mais rapidamente e com maior eficiência, através de exercícios voltados para a reabilitação;
• Ganhar maior amplitude de movimento nas diversas articulações, aumentando a flexibilidade de todos os segmentos do corpo;
• Melhorar a oxigenação do organismo;
• Aumentar a coordenação neuromuscular, intra e inter-muscular, ou seja, coordenação motora geral para movimentos usuais, e também específica de algum movimentos esportivos.
• Alívio de dores nas costas e das articulações em geral devido ao fortalecimento e alongamento de estruturas que estabilizam estes segmentos;
• Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária;

• Melhora da consciência corporal, força, coordenação, capacidade respiratória, propriocepção e autoconfiança;

• Melhora do condicionamento físico e da qualidade de vida como um todo.

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por Priscila Taima 


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